FB Instagram

Os mais incríveis Alfa Romeo de Águas de Lindóia 2022 (Parte 1)

• Por Alfa Romeo
Parte 1 da matéria de Marco Antônio Oliveira e fotos de Juliano Barata para a Flatout.
Os mais incríveis Alfa Romeo de Águas de Lindóia 2022 (Parte 1)

Pois bem: finalmente tivemos o encontro de Águas de Lindóia novamente. Depois de um longo e tenebroso inverno, o evento principal do antigomobilismo brasileiro aconteceu novamente na cidade, no feriado que acabou de acabar, que foi do dia 21 a 24 de abril.


Sim, o principal evento. Existem eventos mais sofisticados, e eventos diferenciados diversos; mas em nenhum lugar o movimento do carro antigo no Brasil é melhor representado do que em “Lindóia”. Do lixo ao luxo, todo mundo expõe, tenta vender ou quer comprar algo no evento; é o marco regulatório mercadológico, e que mede também a temperatura do interesse pelo automóvel antigo no país, a cada ano. Este ano, aparentemente, este interesse nunca esteve tão grande.


É uma verdadeira loucura, um frenesi: gente demais, espaço de menos. Comer significa horas em pé, e boa sorte na procura de mesas e cadeiras. Banheiros são escassos e com fila. O calor é de matar, a multidão é onipresente, e o sinal de celular desaparece. Hotéis superlotados, estacionamento escasso, caro e lotado. Mas ainda assim, nenhum de nós quer perder o acontecimento. Sofremos e nos cansamos, mas sempre é algo que, feitas as contas no final, nos coloca em contato direto e cru com este mundo. Encontramos gente, encontramos carros e coisas que só encontramos lá.


É um evento para quem realmente gosta, e não quer perder o contato com todas as facetas deste universo; das lojas de peças e quinquilharias diversas aos carros a venda. É um martírio, mas ao mesmo tempo é sensacional e deixa saudades.


O FlatOut esteve presente em todos os dias do evento, com o Gol GTS que será sorteado na segunda temporada do Goodguys exposto na praça. No sábado toda a equipe estava junta, e foi uma incrível oportunidade de conversarmos com todos que nos acompanham; a todos vocês que estiveram lá, nosso obrigado.


Este ano, o clube destaque do evento foi o Alfa Romeo Clube. Várias homenagens aconteceram lembrando um de seus membros mais famosos, o saudoso Fabio Steinbruch, lembrando a seu falecimento precoce em um acidente de motocicleta — neste ano, em dezembro, se completarão dez anos de sua morte, o que pedia uma lembrança especial realmente. Por causa disso, o clube trouxe enorme quantidade de carros realmente especiais para o evento, que ocuparam o tradicional lugar de honra da exposição, bem no meio da praça Adhemar de Barros.


Por causa disso, vamos começar a série de matérias do evento esta semana justamente com eles: os mais incríveis Alfa Romeo expostos em Águas de Lindóia 2022.

Furia - FNM GT

Vamos começar, claro, com um carro que era justamente de Fabio Steinbruch, agora exposto por seu irmão, Leo. O Furia é também o vencedor do prêmio maior do evento, o “Best in Show 2022”, na categoria “Nacional”. Sim, é um Alfa Romeo Brasileiro.


O Brasil, bem se sabe, tem longa tradição de admiração e ligação com a Alfa Romeo. A FNM, a estatal Fábrica Nacional de Motores do bairro de Xerém, Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, fabricava caminhões e automóveis Alfa Romeo sob licença aqui. O automóvel era o Alfa Romeo 2000, aqui chamado de FNM JK (depois FNM 2000 quando Juscelino Kubitschek saiu da cena política). Este carro evoluiria separadamente do seu irmão europeu por aqui: teve constantes aprimoramentos de mecânica e carroceria, como o TIMB (Turismo Internazionale Modello Brasile) em 1966, que previa a carroceria do novo FNM 2150 de 1969. Este apareceu já sob a tutela da Alfa Romeo, que comprou a FNM em 1968. Primeiro passo para que a mais nova evolução do FNM, o 2300 de 1974, se tornasse o primeiro carro com a marca Alfa Romeo a ser produzido no Brasil.


Pois bem, enquanto isso tudo acontecia em Xerém, por volta de 1970, Toni Bianco, o artesão das carrocerias em metal de competição mais famoso do Brasil, depois de fabricar os Fúria de competição nos anos 1960, pretendia produzir um carro GT em série, para uso nas ruas. Resolveu usar a mecânica completa do mais sofisticado carro nacional: a do FNM 2150.